Chegou o dia: estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Rodoviária Federal, que devem ser feitas até 12 de fevereiro. A prova objetiva está marcada para o dia 28 de março, ou seja: o clima para os interessados é de uma verdadeira reta final. No entanto, algumas mudanças no edital tornam as coisas um pouco mais difíceis para quem vinha se preparando antecipadamente, sobretudo no que diz respeito às matérias da área de Direito.
A inscrições podem ser feitas clicando aqui. O pagamento deve ser feito até o próximo dia 5 de março.
“Não dá tempo de pegar uma grande doutrina, o ideal é buscar materiais resumidos. Fazer o estudo em duas bases: primeiro a leitura da Lei por conta do nível da prova, que não é muito profundo, e doutrinas resumidas em sinopses. Os próprios cursinhos preparatórios precisarão se adequar”, disse o professor.
Além da prova de Direito, uma outra disciplina que sofreu muitas modificações de conteúdos cobrados foi Informática. Dois assuntos foram excluídos: ambientes Linux e Redes de computadores. Em compensação, houve cinco acréscimos: Ferramentas Colaborativas, Transformação Digital, Internet das coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial.
Professor do Curso Prepara, Alberto Sousa diz que isso indica uma adequação da prova a temas que são recorrentes e cada vez mais atuais na sociedade. E que podem, inclusive, ajudar os alunos na hora de um tema da redação.
Neste momento, nem vale a pena resolver provas anteriores na área. O que não se aplica para o restante das disciplinas. Inclusive, resolver provas anteriores é o grande conselho do Professor Alexandre Soares, de Língua Portuguesa. Ele é taxativo: faltando pouco menos de dois meses para o dia da prova, a hora é de transformar teoria em prática. E isso significa resolver questões e mais questões. Dando enfoque nos assuntos em que se sente mais dificuldade e afiando ainda mais naqueles em que há mais facilidade.
TAF
Para esse concurso a preparação mental não é a única que basta. O físico também é importante e eliminatório. O Teste de Aptidão Física (TAF) está marcado para 8 de maio e acontecerá em Brasília. Os testes vão cobrar flexão em barra fixa, shuttle run (corrida de ir e vir), impulsão horizontal, flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
O educador físico Rodrigo Araújo acompanha concurseiros de carreiras policiais há 12 anos e diz que o ideal para garantir que não aconteça uma reprovação após passar num teste que classifica como muito mais difícil e concorrido, que são as provas, é que os estudantes já estejam se preparando há pelo menos três meses. “Neste período, o corpo já está adaptado à carga de exercícios exigida”, explica o instrutor. O ideal, segundo Rodrigo, é continuar executando as séries cinco dias por semana, com intervalos de um ou dois dias de descanso.
Fonte: Correio 24 Horas